Facebook Twitter Gplus Flickr LinkedIn YouTube E-mail RSS
magnify

Marketing Multinivel – Afinal, O Que É Isso?

 

dinheiro marketing de rede1 150x150 Marketing Multinivel   Afinal, O Que É Isso?

O Marketing Multinivel (MMN), também conhecido como Marketing de Rede, Marketing de Relacionamento, Marketing de Consumo ou Network Marketing é um dos modelos de negócios que mais cresce no mundo e ainda assim, um dos mais incompreendidos métodos de movimentação de produtos em uso nos dias de hoje. 

 

CLIQUE AQUI E VEJA ALGUNS SEGREDOS PARA TURBINAR SEU RECRUTAMENTO EM MARKETING MULTINIVEL    

 

É Esquema? É pirâmide? É fraude? É sustentável? Funciona mesmo? Vamos discutir sobre isso no artigo…

 

ENTÃO… O QUE É MMN (MARKETING MULTINIVEL)?

  Marketing Multinivel

“O Marketing MultinIvel (MMN) funciona recrutando pessoas para vender, divulgar ou consumir um produto. Recebe comissão em forma de bônus quem recruta pessoas para vender ou representar seus produtos, como seus “downlines” (ou “parceiros de negócio”).

 

Pode ser exigido dos novos associados que paguem pelo treinamento/material de propaganda, ou que comprem uma grande quantidade dos produtos para o sistema que irão vender.

 

Um teste de legalidade utilizado amiúde é verificar se o MMN ou empresa em questão obtém pelo menos 70% de sua renda de vendas a varejo para não-membros.” (Fonte: wikipedia)

 

LEIA TAMBÉM: Como recrutar para o seu negócio de Marketing Multinivel?

 

Deixa eu explicar com detalhes:

 

1. MARKETING - Significa simplesmente mover um produto ou serviço do fabricante ou fornecedor ao consumidor recebendo um valor em troca.

2. MULTINIVEL -  Refere-se ao sistema de compensação previsto para as pessoas que estão promovendo a movimentação do produto ou serviço para o consumidor.

Separando a palavra temos: “Multi” significa mais do que um e ”Nivel“, a geração.

 marketing Multinivel

Há basicamente cinco métodos de movimentação de produtos:

1. VAREJO

Exemplo: Farmácia, Padaria, Loja de roupas… 
Enfim, você entra em algum estabelecimento e compra alguma coisa.

2. VENDAS DIRETAS

Exemplo: Avon, Hermes, Tupperware… 

É um sistema de comercialização baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores.

3. MARKETING MULTINIVEL

Exemplo: Herbalife, Amway, Monavie…

É caracterizado pela formação de uma rede de contatos através da indicação de novos associados, por parte dos antigos.

4. MALA DIRETA

Faz parte da categoria de vendas diretas. As vendas são realizadas através de correspondências enviadas para o consumidor (revistas, catálogos, jornais, etc).

5. VENDAS DE PIRÂMIDE

Este tipo de vendas é muitas vezes confundida com MMN. O que não tem nada a ver uma coisa com a outra.

 

O fato é que Pirâmides são totalmente ilegais. A principal razão para serem ilegais é a sua incapacidade de ser sustentável por não ter um produto para ser movido do fabricante ao consumidor ou por apenas se sustentar na adesão de novos participantes.

 

Ora, se um produto não se move, você não pode chamá-lo de “marketing”, muito menos “Marketing Multinivel”. Multinivel pode ser, mas Marketing definitivamente não é!

 

Agora, a maioria das objeções que as pessoas têm sobre o Marketing Multinivel são por NÃO SABEREM ou não perceberem a diferença entre Marketing Multinivel, Esquemas de Pirâmide (que são ilegais e não devem ser praticados) e as empresas de Vendas Diretas. 

 

Essa confusão até é compreensível, porque o Marketing Multinivel é um sistema derivado das Vendas Diretas. As empresas mais conceituadas pertencem justamente à “Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas” (ABEVD). Amway, Herbalife, Inspiração Perfumes, Monavie, Up Essências, Hinode, são apenas algumas delas.

 

Fomos condicionados a pensar em Marketing Multinivel como venda porta-a-porta, pois nosso primeiro encontro com elas foi quando um distribuidor bateu em nossa porta para nos vender alguma coisa.

 

Com as empresas de Vendas Diretas você trabalha para uma empresa. Se você decidir parar essa empresa e passar para outra área, você acaba tendo que começar tudo de novo. 

 

A diferença é que no Marketing Multinivel você está no negócio por si mesmo. Isso significa que você está comprando os produtos por atacado da empresa que você está representando. Isto significa também que você pode usar esses produtos para o seu próprio consumo a preços de atacado.

 

Você pode vender, se você quiser, mas no que diz respeito a fazer as maiores somas de renda, o sucesso real está em construir a sua organização.

 

Deixe que suas vendas venham como um resultado natural da construção da sua organização. A palavra “venda” desencadeia pensamentos negativos na mente de cerca de 95% das pessoas. Em Marketing Multinível você não precisa de “vender” os produtos no sentido tradicional da palavra.

 

Quando você construir uma organização, você está, na verdade, na construção de uma rede através da qual irá canalizar a distribuição dos produtos ou serviços.

 

recrutamento Marketing Multinivel   Afinal, O Que É Isso?

Outro ponto que diferencia Marketing de Rede das Vendas Diretas é o patrocínio de outros distribuidores. Isso é chamado de recrutamento.

 

 

Quando você patrocina alguém, você está assumindo um compromisso para ensiná-los a fazer o que você está fazendo, ou seja, construir um negócio próprio. Você tem sucesso à partir do sucesso dos outros, isso para mim é fantástico!

 Marketing Multinivel

COMO FUNCIONA O MARKETING MULTINIVEL?

 

No Marketing Multinivel você está no negócio por si mesmo. Isso significa que você está comprando os produtos por atacado da empresa que você está representando. Isto significa também que você pode usar esses produtos para o seu próprio consumo a preços de atacado.

 

O crescimento da base de clientes é limitado pela quantidade de pessoal de vendas e para aumentar a presença no mercado é solicitado aos representantes que recomendem pessoas interessadas em trabalhar no mesmo cargo. Como incentivo é oferecido um prêmio para cada recomendação.

 

Àqueles que recomendam novos vendedores é dada também uma comissão sobre as vendas de cada um dos indicados, de forma a incentivar a busca por bons profissionais e o treinamento dos mesmos.

 

Se os indicados também recomendarem outros é iniciado o processo de formação da rede de vendedores. Os vendedores assumem uma postura empreendedora e independente, controlando suas próprias redes e negócios, mas ainda vendendo os produtos do fabricante original.

 

Em quase todos os programas de Marketing Multinivel você pode se mover para outro lugar, sem perder o volume gerado pelo grupo que deixou para trás. Em programas de MMN você pode fazer um monte de dinheiro através da construção de uma organização como a sua principal função.

  

E Então? Ficou alguma dúvida? Vamos discutir o assunto? Deixe um comentário e vamos falar mais sobre isso.

 

ap Marketing Multinivel   Afinal, O Que É Isso?

 Marketing Multinivel

468x60a Marketing Multinivel   Afinal, O Que É Isso?

comentario Marketing Multinivel   Afinal, O Que É Isso?

pixel Marketing Multinivel   Afinal, O Que É Isso?

Incoming search terms:

  • marketing multinivel materiais de construcao
  • amway piramide
 Marketing Multinivel   Afinal, O Que É Isso?

Sobre o Autor... Cleiton Rebello

Tecnólogo em Marketing, graduado pela Faculdade de Tecnologia Internacional-PR. Autor de artigos e blogs, entre eles o "gerarenda.net". Pesquisa e escreve sobre tudo que envolve Comunicação, Motivação, Marketing e Vendas na Internet.

 

3 Respostas

  1. Gostei do post!

    Eu queria saber se essa tal de Priples é pirâmide financeira. Você pode me informar?

    Aguardo retorno!

    • Obrigado pelo comentário. Olha quanto a pergunta que fez sobre a Priples, diferente de alguns profissionais, eu prefiro não opinar sobre empresas das quais não participo.

      Pelo que sei dessa empresa, ela paga uma comissão por adesão, o que pode caracterizar uma Pirâmide Financeira. Além disso está sendo investigada pela justiça assim como foi a Telexfree. Não vejo isso como um bom sinal.

  2. Olá, fique a vontade para comentar o que quiser.

    Conte comigo sempre!

    Abraço. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ nove = 14

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>